×
EDUCAÇÃO

Começam atividades de preparação para o ano letivo no AM

Jornada Pedagógica é transmitida para gestores, pedagogos e professores da capital e do interior

Manaus (AM) – Começou, nesta terça-feira (8), a Jornada Pedagógica para o Ano Letivo de 2022.

Com o tema “Construindo saberes pedagógicos para o sucesso escolar”, a atividade segue até sexta-feira (11), visando orientar o trabalho pedagógico de gestores, pedagogos e professores para o retorno às aulas.

O encontro está sendo transmitido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Durante os dias de atividades, a secretaria trabalhará com palestras e outros materiais informativos com todas as escolas das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação (CDEs e CREs, respectivamente).

Durante a abertura, em mensagem encaminhada para as escolas, o governador do Estado, Wilson Lima, destacou os avanços obtidos em 2021.

Ele pontuou que no ano letivo de 2022 ocorrerá a implementação do novo Ensino Médio, que deve atingir os alunos da primeira série do segmento da rede pública estadual.

Neste novo ciclo, seguiremos juntos e trabalhando por conquistas maiores para a rede estadual de ensino, daremos continuidade ao programa Educa+Amazonas, investindo na recuperação da aprendizagem, na qualificação e no reconhecimento dos profissionais da educação e, claro, na preparação dos nossos jovens para o futuro. Graças ao trabalho dos técnicos da Secretaria de Educação, implantamos o novo Ensino Médio e, a partir de agora, podemos oferecer aos estudantes a oportunidade de protagonizar os seus estudos de acordo com os seus objetivos de vida”, pontuou Wilson Lima.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, frisa que o encontro visa compartilhar as ações de um ano letivo promissor e que esta Jornada Pedagógica traz de volta as discussões e reflexões para planejar as ações pedagógicas, definindo metas educacionais para o ano letivo de 2022.

Temos como tema ‘Construindo saberes pedagógicos para o sucesso escolar’, pois sabemos que este sucesso é construído a muitas mãos e que cada profissional tem um papel importante na construção do conhecimento e da jornada de cada estudante. Além de todo o esforço pedagógico, temos um grande aliado, que é o governador Wilson Lima, que não tem medido esforços para garantir que a Secretaria de Educação desempenhe todos os programas educacionais planejados que atendam as demandas da comunidade escolar”, destaca a secretária.

Planejamento

Foto: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Para a secretária executiva adjunta pedagógica, Hellen Matute, a Jornada Pedagógica é indispensável para o planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo e escolar de cada uma das unidades escolares da rede estadual de ensino do Amazonas.

Nosso objetivo é proporcionar momentos de interação para que os professores com boas práticas possam compartilhar suas experiências com os novatos, explicando a eles o perfil dos alunos, além de reunir todas as equipes que trabalham diariamente nas unidades escolares com o intuito de reafirmar a importância de cada agente para o sucesso do projeto escolar”, expõe Hellen.

Entre os temas debatidos no encontro, estão a importância da Jornada Pedagógica; perfil do gestor escolar; o pedagogo e sua atuação no processo da Jornada Pedagógica; direito à aprendizagem: acesso, permanência e equidade; avaliação de desempenho e outros.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Ano letivo municipal inicia de forma remota na segunda-feira (7)

Semed convoca 60 professores aprovados no cadastro reserva

Aulas da rede municipal iniciam de forma remota em Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.