×
AÇÕES SOCIAIS

SSP-AM atendeu mais de 30 mil pessoas em ações sociais em 2021

O DPV atua de forma integrada com órgãos do sistema de segurança, saúde e assistência social

Manaus (AM) – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), atendeu mais de 30,6 mil pessoas por meio de atividades desenvolvidas em parceria com organizações da sociedade civil e governamental, em 2021.

Programas como o “DPV na Comunidade”, “Inclusão Digital e Melhor Qualidade de Vida”, além de palestras e panfletagens de conscientização fizeram parte do cronograma de atividades do DPV.

O diretor de ações do DPV, João Ricardo, ressalta que essas ações visam, sobretudo, dar maior atenção aos grupos vulneráveis, a fim de evitar com que eles se envolvam em práticas ilícitas.

O Departamento de Prevenção à Violência acredita que é muito mais viável entrar em uma escola pública, conversar com nossos adolescentes, dar uma orientação, porque eles são o futuro da nossa nação. Então a Secretaria de Segurança acredita, juntamente com o DPV, que a gente pode entrar e dar uma instrução perfeita, explicar àquele jovem que, se ele se envolver no mundo das drogas, o futuro dele pode ser desastroso”, disse João.

Em 2021, o DPV realizou cerca de 600 atividades em Manaus e nos municípios de Iranduba, Coari e Itacoatiara.

Entre elas, destacam-se as ações do “DPV na Comunidade”, com ações sociais em parceria com organizações de cunho social e preventivo, voltadas à prestação de serviços básicos como emissões de RG e consultas médicas.

Destacam-se ainda as ações do “DPV nas Escolas”, que realizou importantes atividades em escolas públicas da capital, incluindo ações em escolas do Residencial Viver Melhor, localizado no bairro Lago Azul, na zona norte de Manaus, com palestras que abordaram temas como prevenção ao suicídio, drogas, violência e bullying, voltadas ao público adolescente.

O projeto “Inclusão Digital e Melhor Qualidade de Vida” retomou suas atividades no ano passado, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com 100 alunos na faixa etária de 50 anos ou mais.

No final do ano, os alunos receberam declarações de conclusão do primeiro módulo do curso.

A equipe psicossocial do DPV atuou em 164 atendimentos emergenciais. Eles que foram realizados de forma virtual ou presencial, por demandas de luto e adoecimento por Covid-19.

Prevenção

O DPV atua de forma integrada não só com órgãos que fazem parte do sistema de segurança, mas também da Saúde e Assistência Social, no intuito de propagar a prevenção do uso de drogas e dos mais diversos tipos de ilícitos.

O Departamento realiza atividades voltadas ao enfrentamento, sensibilização e prevenção da violência para grupos vulneráveis como crianças, adolescentes, mulheres e idosos que tiveram seus direitos violados.

*Agência Amazonas

Leia mais:

Wilson Lima destaca avanços de políticas sociais do Estado

Inscrições para o concurso público da SSP-AM são reabertas

SSP-AM determina reforço no policiamento após foguetório em Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.