×
Perda

Morre Saul Benchimol, um dos fundadores da Bemol, aos 87 anos

Saul Benchimol é um dos fundadores das empresas Bemol e Fogás

Manaus (AM) – Morreu no domingo (13), o empresário e professor Saul Benchimol, em Manaus. Ele tinha 87 anos e a causa da morte não foi divulgada.

Filho de de imigrantes judeu, Saul Benchimol nasceu em Manaus em 14 de agosto de 1934. Ao lado dos irmãos Samuel e Israel, foi fundador dos Grupos Bemol e Fogás, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda do Estado Amazonas.

Saul foi professor da Universidade do Amazonas (UA), onde atuou por 36 anos. Cursou mestrado na Universidade New México e também era pós-graduado em Economia Internacional pela Universidade de Yale.

Intelectual e autor de centenas de livros, foi um dos fundadores e primeiro presidente do Clube da Madrugada, importante associação literária e artística brasileira e era membro da Academia Amazonense de Letras desde 2001, ocupando a cadeira de número 11.

Ele tem no currículo 109 publicações, com destaque para o último lançamento: “A saga de um judeu na Amazônia”.

“Apaixonado pela Amazônia, Saul foi voz importante pela preservação e pelo desenvolvimento da região.
Sua perda é motivo de grande pesar para a Bemol que sempre se inspirou em sua sabedoria, carisma e conhecimento. Sua ausência deixa saudosos familiares, amigos e conhecidos”, diz a nota da Bemol.

Nota de pesar

O Governo do Amazonas lamentou o falecimento do empresário e afirma que Saul Benchimol teve importante participação na história do Amazonas, com seu brilhantismo e dedicação à Educação e Cultura.

“Neste momento de luto, o Governo do Amazonas se solidariza à família Benchimol e amigos do estimado professor Saul”, disse a nota.

Comentários:

  1. Eu nem sei da minha origem mas eu levo Benchimol no .eu sobrenome única coisa que eu sei que meu avô vei fugido por causa da guerra te tinha no País dele que ele era judeu só isso que eu sei lá se vai mas um do nosso sobrenome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.