×
Nível do Rio Negro

Após repiquete, nível do Rio Negro volta a subir em Manaus

Atualmente, o rio está em 23,94 metros, após 26 dias sem subir

O nível do Rio Negro voltou a subir após 26 dias Foto: Bianca Fatim

Manaus (AM) – O nível do Rio Negro voltou a subir na última terça-feira (15). O rio que banha a capital amazonense passou 26 dias sem subir, e durante 20 dias até diminuiu, passando pelo fenômeno do repiquete. Atualmente, o rio está em 23,94 metros.

Desde do dia 20 de janeiro, o nível do Rio Negro começou a sofrer o fenômeno repiquete – quando o rio começa um processo de vazante em um período que deveria estar enchendo ou o contrário. À época, o rio media 24,48 cm e começou a diminuir de 2 a 5 cm diariamente.

O evento causou estranhamento nos responsáveis pela medição do Rio Negro, como Valderino Pereira, que mede a cota há mais de 40 anos. Ao Portal Em Tempo, ele revelou que nunca tinha visto isso acontecer durante o período, pois é o mês que o rio mais enche.

Comparação com 2021

Em comparação com a cheia de 2021, a maior da história, atualmente, o nível está 1,45 metros abaixo do que do dia 17 de fevereiro do ano passado.

Uma outra diferença é que no mesmo período de 2021, entre janeiro e fevereiro, não houve nenhuma diminuição no nível do Rio Negro. Além disso, a subida diária era superior: o rio subia de 5 a 9 cm. Desde o último dia 15 de fevereiro, quando voltou a subir, está enchendo de 2 a 3 cm.

Nos primeiros dias do ano, levantou-se a possibilidade da cheia de 2022 ser maior que a de 2021. Isso porque a cota estava 2,61 metros superior do que no ano passado. No entanto, não dá para confirmar se isso acontecerá.

Uma curiosidade é que no dia 2 de janeiro, o rio media exatamente o que mede nesta quinta-feira (17): 23,94 metros.

Leia mais:

Vazante? Rio Negro desce 58 centímetros nas últimas duas semanas

Setores primário e social receberam mais de R$ 22 milhões, diz governo do AM

Documentário na Amazônia aborda as consequências das terras caídas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.